Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SOCIEDADE COOPERATIVA VITI-VINÍCOLA SÃO JOÃO

A Cooperativa Viti-vinicola São João, localizada no Travessão Alfredo Chaves, foi fundada por Heitor Curra, em 09 de julho de 1931, como sendo uma Sociedade. A primeira diretoria foi composta por Eustachio Mezzomo, Diretor - Presidente, Rissieri Bellincanta, Diretor-Comercial e Luiz Morsolin, Diretor-Gerente. A Revista Fluminense (1937), editada em Porto Alegre, assim descreveu a Cooperativa:

“ Ao chegar-se a Nova Veneza, no município de Flores da Cunha, logo se nos depara, saliente, no ponto mais alto do povoado, um grande prédio de alvenaria. É a sede da Cooperativa São João, a produtora dos afamados vinhos marca APOLO.
A Cooperativa São João, produz anualmente mais de 500.000 litros de vinhos dos seguintes tipos: barbera, Isabel, Seibel, Branco, etc... e é uma entidade bastante acreditada nas praças de consumo, pela qualidade, sempre superior, do seu produto.
Atualmente dirigem os destinos desse estabelecimento viti-vinícola os seguintes cidadãos: Presidetne: Eustachio Mezzomo, Diretor Comercial: Rissieri Belincanta e Gerente Luiz Morsolin.”


A Cooperativa São João se associou a outras cooperativas florenses, para criar a nova Santo Antônio, com sede em Caxias. O prédio da matriz foi utilizado ainda por várias décadas na produção de vinho, e há aproximadamente 10 anos foi abandonado, sendo ainda propriedade da Cooperativa Santo Antônio. Segundo Ciro Mioranza, na parte superior do prédio da cooperativa havia um grande salão, onde, durante a década de 1940, eram realizadas apresentações artísticas, especialmente peças de teatros, que eram apresentadas pelos padres Josefinos.
A cooperativa foi desativa pela Cooperativa Santo Antônio há alguns anos.


Floriano Molon




Imagens:
1 - Prédio da cooperativa na década de 1930. Foto do acervo da Cooperativa Santo Antônio.
2- Capa do livro de autoria de Floriano Molon, de onde foi extraído este texto.

Nenhum comentário: