Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Patrimônio Veneziano

Nova Veneza é uma vila situada na crista dos Montes do Rio das Antas. Geograficamente localiza-se entre Flores da Cunha e Nova Pádua. Bem no centro do Roteiro Turístico do Vinho dos Altos Montes de Flores da Cunha. Lugar de rica história e uma vila própria para descanso dos admiradores do vinho, dos poetas, dos escritores, dos pensadores, de quem gosta navegar nos braços da história, do sol e do vento. O ambiente é bom e saudável. A paisagem além de deslumbrante é de encher os olhos.
Nova Veneza é um patrimônio da comunidade local. Trazer à tona sua arquitetura, seus feitos, sua cultura, sua história, sua indústria, seu comércio, a saga de todos aqueles que lá nasceram e outros tantos que lá aportaram é missão de todos. Aos líderes cabe despertar o interesse pela história local e perpetuá-la pelas gerações afora através da escrita, da imagem e da arte. Mantê-la viva é o que importa. Isto não interessa somente aos habitantes de Nova Veneza - interessa aos que lá nasceram e aos que nela habitaram. Interessa também a todos aqueles que de alguma forma tem ligações históricas, familiares, religiosas, sociais, econômicas e comerciais com a terra detentora de uma rica história e outras tantas estórias. Interessa a igreja católica guardiã primeira da educação e construção da personalidade dos pioneiros e sobre tudo ao poder público responsável pela educação, cultura e turismo do município.

A tradição da transmissão oral de geração em geração está viva. Este é o momento do registro sob outras formas além da oral para segurar os elos que ainda unem toda a sociedade aos fatos históricos importantes, merecedores de confirmação escrita. A perpetuação através da conservação da arquitetura centenária ainda existente, das capelas, dos capitéis, das imagens ainda intactas, da música, da arte e da tradição é a manifestação mais elevada da cultura de um povo.
As 50 famílias que estabeleceram os marcos históricos das 52 colônias do Travessão Alfredo Chaves iniciaram uma epopéia marcada pelo trabalho. Transformaram a natureza bruta em sucesso permanente. O esforço valeu. Só falta o registro escrito de toda a memória trazida até aqui pelas pessoas, inclusive a perpetuação do Talian. As pessoas fazem a história - as verdadeiras atoras do processo histórico.


Plínio Mioranza

6 comentários:

Miguelangelo disse...

Parabèns pelo belo trabalho de preservação , ou diria até mesmo de resgate da cultura Italiana desta região. A tecnologia alavancou o desenvolvimento econômico no mundo , mas não existe nenhum recurso tecnológico que preserve a memória de um povo quanto a própria iniciativa em prol da preservação que cada descendente irá trazer em sua memória, hábitos e costumes. O trabalho de cada um é essencial e a comissão organizadora , bem como todos que empenharam-se neste evento estão de parabèns e o resultado deste trabalho irá repercutir, com certeza, na evolução cultural das próximas gerações, pois a cultura de um povo só sobrevive com Memória.
Grande abraço e sucesso a todos,
Miguel Angelo Pires - locutor, radialista, mestre de cerimônia, humorista e produtor de áudio.

Miguelangelo disse...

"COMO TUDO NA VIDA, A PERSISTENCIA, A FÉ E O TRABALHO É QUE ABREM NOVOS CAMINHOS". PARABÈNS AOS QUE ACREDITAM NO FUTURO PRESERVANDO O PASSADO.
miguelangelo@mapstudio.com.br

Nova Veneza - Travessão Alfredo Chaves disse...

Nosso muito obrigada pelo seu apoio Michelângelo. O mundo precisa de pessoas que pensam e agem pelos que vierem depois deles!!!

Unknown disse...

A nossa sincera homenagem a Gissely Lovatto Vailatti pelo maravilhoso trabalho de pesquisa e cidadania, quem preserva o seu passado, as suas origens sobrevive a tudo.Quero aqui deixar um breve relato de minhas origens: Em 13 de abril fr 1878 chegaram à sede da recém rebatizada Colônia Caxias os integrantes da família VIAPIANA; Vindos da Região da Lombardia; Bozzolo e Gazoldo Degli Ippoliti (Vilarejos próximos a Mântua (Mantova)) Itália. Anselmo, 44 anos; casado com Cristina Rubini, 42 anos; e os filhos: Eugenio, 14 anos; Cesare, 13 anos; Cleonice, 12 anos; Antonio, 10 anos; Metilde, 9 anos; Carolina, 6 anos (futura esposa de Emilio Silvio Amodio, casamento realizado na Colônia Caxias em 1894; Adalina, 5 anos; Linda, 2 anos. Sendo que em 18,,,, nasceu no Império do Brasil o filho Guilherme, (ou Rizzieri?) Coube a eles na Décima (X) légua o lote nð 57, conforme título provisório emitido em 03 de julho de 1882. Sendo que em 1893 o referido lote foi quitado. Também Cesare e Antonio adquiriram os seus lotes, ambos na Décima (X) légua, adquiridos posteriormente quando da maioridade de ambos. Vieram através do Contrato nð 114 firmados entre o Governo Imperial do Brasil & Joaquim Caetano Pintos Juniores (Lei nð 3.784 de 06 de junho de 1874) e os imigrantes.. Embarcaram no porto de Havre, França zarpando em 17 de fevereiro de 1878, no vapor misto (paquebot) VILLÉ DE BAHIA de propriedade da Compagnie des Chargeurs Reunis.(Compagnie de Navigation Sud-Atlantique), e fabricado nos estaleiros da Rabourdin et Edelmann, ing., em Havre. Com capacidade de 8.500 toneladas. Comandado pelo Capitão Bugault. E chegando á cidade do Rio de Janeiro em 14 de março de 1878. Embarcando em seguida em outro vapor com destino ao porto do Rio Grande e finalmente a Porto Alegre, RS. Onde foram instalados no Barracão (célebre), para finalmente após completarem 55 dias de peregrinação chegaram a Colônia Caxias.

Unknown disse...

Interessante! Estava pensando como o Ricieri Viapiana estava so no Alfredo?
Ricieri Viapiana casou com a irma de
Geromim e Pedro Mioranza. Assunta Mioranza a familia e prospera no Trav. Alfredo, Flores da Cunha e Caxias do Sul e pelo Brasil afora. JCamodio vc acabou de responder questionamentos q estavam dentro de mim.
Moro na cidade de Gambrills estado de Maryland USA, sou filha do Geromim Mioranza.

Muito obrigada por participar no blog. o divulgarei p/os parentes Viapina. Ok?

Abracos
Leonor Mioranza

Gissely Lovatto Vailatti disse...

João Carlos:
Muito obrigada pela gentileza e pelas informações! Nesta pesquisa descobri que temos muito mais gente tentando preservar suas "raízes históricas" do deixando-as cair no esquecimento, isso é algo inesplicavelmente grandioso!!!
Abraços, continue visitando o nosso Blog.