Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dom Luiz Scortegagna

Filho de Giovani Batista Scortegagna e Mariana Smiderle, imigrantes italianos que se estabeleceram no Travessão Alfredo Chaves. O casal teve cinco filhos: Luiz (Bispo), Marieta, José, Seraphina, Gioavani e Auxílio.
Luiz nasceu a 24/10/1881, na Diocese de Vicenza, Itália. Veio pequeno para o Brasil em companhia da família. Fez os primeiros estudos no Colégio de São José do Pareci Novo e os de Filosofia e Teologia no Seminário Episcopal de Porto Alegre. Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, ordenou-o Sacerdote no dia 30/11/1908, na Catedral de Porto Alegre.
Foi nomeado Pároco de São Francisco de Paula e depois de Cachoeira do Sul. Na vigência da “Sede Vacante” da Diocese de Santa Maria, pela transferência do Bispo Dom Àtico Eusébio da Rocha para Cafelândia, foi eleito Vigário Capitular.
A 19/03/1932 foi eleito Bispo Coadjutor do Espírito Santo, sendo consagrado em Santa Maria no dia 31/07/1932, tomando posse no dia 11/09/1932. Com a renuncia de Dom Benedito de Sousa, Bispo da Diocese do Espírito Santo, D no dia 15/10/1932, Dom Luiz assumiu a Diocese. Dirigiu-a com muito zelo, incrementando a vida religiosa e as obras do apostolado.
Após 43 anos de Sacerdócio, faleceu no Rio de Janeiro, no dia 1º/12/1951, com a idade de 70 anos. O Cardeal Câmara celebrou Missa de corpo presente na Catedral do Rio de Janeiro. À tarde seus restos mortais foram transladados, em avião especial, para Vitória, onde, após solenes exéquias, foi sepultado.
Homenagens a Dom Luiz Scortegagna: Denominação da antiga Escola do Trav. Acioli/Nova Pádua e Praça do Travessão Alfredo Chaves entre outros.


Imagem 1: Google: Instalação da Pedra Fundamental da Capela N. S. da Boa Família em 16/07/1951 pelo Bispo D. Luiz Scortegagna - Hoje Igreja Matriz N. S. das Graças, Paróquia de Itaguaçu.
Imagem 2: Google: No detalhe Dom Luiz Scortegagna na condecoração instrutor-chefe do Aero Clube do Rio de Janeiro, na segunda metade da década de 1940.
Imagem 3: Capa do livro Nova Trento: Seus religiosos e religiosas - 125 anos de colonização italiana no RS, de autoria de Antônio, Valentin e Frei Santos Carlos Coloda, publicado em 2003 e de onde foi extraído este texto.

Nenhum comentário: