Total de visualizações de página

sábado, 3 de outubro de 2009

SE VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO

07/10/2009: "Calcula, se era assim há uns 70 anos atrás, imagina antes?!"







07/10/2009: "O meu pai foi um dos fundadores da cooperativa, ele fez de tudo para construir o prédio, foi ele também quem doou o terreno, ele via que os colonos não iam pra frente..."





A comunidade do Travessão Alfredo Chaves, no município de Flores da Cunha/RS, em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha, através de um projeto de pesquisa denominado: Resgate Histórico das Comunidades, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a orientação da Universidade de Caxias do Sul, está realizando uma pesquisa histórica sobre os 125 anos de colonização do Travessão Alfredo Chaves.
Inúmeras iniciativas fazem parte deste projeto, dentre elas, o levantamento de informações contidas em documentos, fotografias e publicações impressas, além da coleta de depoimentos com todas as pessoas idosas da comunidade, bem como, com aquelas que de uma forma ou de outra resguardam significativo conhecimento dessa história. A intenção é, além de fomentar a pesquisa, resguardar para a posteridade relatos daqueles que fizeram a história e o progresso local.
Além do levantamento de informações escritas e orais, estão sendo distribuídos às famílias pioneiras na colonização do lugar e àquelas que se estabeleceram até a década de 1950 e lá permanecem morando, questionários referentes a sua história, tanto no que se refere a questão genealógica quanto ao que se refere as características culturais, sociais e econômicas.
Os membros da equipe de pesquisa histórica salientam, que todas as demais famílias residentes no Travessão Alfredo Chaves atualmente também serão citadas e devidamente contextualizadas no estudo, a fim de traçar um perfil do passado ao presente, o mais completo possível.
Devido a grande preocupação com o registro dessas informações, os profissionais envolvidos na pesquisa, solicitam a todos os que possuem algum tipo de ligação com a história da comunidade, para que entrem em contato através do e-mail: trav.alfredochaves@gmail.com ou pelo fone 3292 5901 com Gissely Lovatto Vailatti. Todo tipo de contribuição é bem-vinda, tanto com depoimentos, quanto com documentos e fotografias.Fazem parte da equipe de pesquisa histórica: Benedeto Ferrarini, Gilson Tiago Deboni, Helena Reginato, Jaime Viapiana e Plínio Mioranza. Gissely Lovatto Vailatti, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha e Luíza Horn Iotti, pela Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário: