Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE DO ASSUNTO

FAZER A COISA CERTA

  • O que é Fazer a Coisa Certa, subtítulo da obra de Michael Sandel Justiça (2009), recém-lançada no Brasil pela Editora Civilização Brasileira, é um livro que ninguém pode deixar de ler. Professor, político, executivo, empresário, operário, comerciante ou estudioso de ética encontram nele um texto acessível e, ao mesmo tempo, profundo.

    Sandel é professor da Universidade de Harvard, de grande sucesso naquela instituição e também no mundo. Seu livro pode ser lido como um romance e, no entanto, é uma reflexão moral e política, ilustrada constantemente com situações e exemplos. Tem o objetivo de mostrar as maneiras básicas de pensar sobre a justiça: enquanto bem-estar, liberdade e virtude.

    Não faz história das ideias éticas, mas introduz, de modo direto e objetivo, o pensamento dos grandes autores nas análises de situações reais. Sandel parte de problemas de ética, de corrupção, presentes na mídia. Analisa-os e mostra como as teorias contribuem ou não para esclarecê-los. Para falar sobre a equidade e a justiça em Rawls, por exemplo, ele começa dizendo que trafegar por uma estrada, respeitar as leis de trânsito, é um modo de respeitar a Constituição. Quem alega que não entende os discursos teóricos, lendo esses capítulos passará a compreender como todos os atos estão perpassados pela dimensão da moralidade.

    - A escrita salva a falta de memória. Pode recordar o passado para melhor projetar o presente e o futuro. Pode ser uma forma de reconhecer do trabalho dos antepassados e ensinar às novas gerações como foram desbravados os difíceis e amargos caminhos do colonizador. Fez-se exatamente isso com 1884-2009 – 125 anos de Colonização do Travessão Alfredo Chaves de Flores da Cunha. Graças à gentileza de Plínio Mioranza, tenho em minhas mãos um livro de mais de 500 páginas sobre a colonização do Alfredo Chaves (1884-2009).

    - É uma obra coletiva, de iniciativa privada, porém, com o apoio público. É resultado do trabalho de uma equipe de pesquisa, composta por Alfeu Scortegagna, Antonio Alvise Mioranza, Benedetto Ferrarini, Gilson Tiago Deboni, Gissely Lovato Vailatti, Helena Reginato, Jayme Viapiana e Plínio Mioranza; e de uma comissão de festejos do Centenário e dos 125 anos de Colonização. A realização é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto da prefeitura de Flores da Cunha, com o apoio da Universidade de Caxias do Sul e do Sindicato das Indústrias Metalúrgica, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul.

    - Mais do que um livro, publicado com o selo da Editora Novo Ciclo, é um monumento de reverência à memória de gerações de centenas e milhares de pessoas que fizeram ou passaram por essa localidade. É registro histórico e também afetivo. É o levantamento das famílias e seus descendentes, ilustrado com material fotográfico. É um elogio aos seus antepassados e ato de justiça que dignifica a todos, pois quem reconhece os outros é digno igualmente de gratidão das gerações futuras.
  • Professor Dr. Jayme Paviani
(FONTE: Jornal Pioneiro, 10/12/2011 | N° 11239 Alerta  Voltar para a edição de hoje )

Um comentário:

Marines Grandi disse...

Comprei dois livros! Achei este projeto maravilhoso e inclusive vou sugerir que seja feito também na minha cidade. É muito importante preservar as nossas origens e saber a estória de cada família.Para mim, que trabalho com pesquisas genealógicas, os livros são realmente muito interessantes e contem informações de grande parte das famílias da região, tanto o "Benedictus" quanto este "1884|2009". Parabéns pela iniciativa!