Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

Um livro de grande valor celebra a assinatura do Gemellaggio entre Flores da Cunha e Sospirolo

Para celebrar o acontecimento histórico – a assinatura do “Gemellaggio”, um intercâmbio de irmandade entre os municípios de  Flores da Cunha e Sospirolo, situado na província de Belluno, na Itália, foi lançado o livro “De Val Del Mis a Nova Veneza – História da Família Mioranza”, cujos textos foram escritos por Ciro e Plínio Mioranza e Gissely Lovatto Vailatti, que também é organizadora da obra. A pesquisa foi iniciada no ano de 1968 e concluída em 2009 e ficou aguardando a assinatura do Gemellaggio para sua publicação. O ato aconteceu no dia 12 de janeiro de 2012, às 16 horas, no Gabinete do Prefeito de Flores da Cunha.

O pacto entre as cidades irmãs tem a intenção de promover o acesso às informações, a troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação, econômica, social e cultural.

Após a solenidade foi apresentada uma via situada na localidade de São Gotardo, em Flores da Cunha, que, conforme projeto que tramita na Câmara Municipal de Vereadores, passar-se-á a denominar-se Avenida Sospirolo. Também o prefeito de Sospirolo anunciou que estão estudando em seu município um local para denominá-lo com o nome de Flores da Cunha.

Munícipes de Sospirolo e de Flores da Cunha, anunciaram a fundação, respectivamente em ambos os municípios, a Associação dos Amigos de Flores da Cunha e a Associação dos Amigos de Sospirolo, para que fortalecer as relações estabelecidas com o Gemellaggio.

Os atos festivos foram encerrados no Restaurante da Vinícola Monte Reale/Valdemiz, que pertence a Família de Valdecir José Mioranza, bisneto dos imigrantes italianos Pietro Mioranza e Luigia Caldart, originários de Val Del Mis, Sospirolo.



4 comentários:

Sandra Vedana disse...

Bellissimo viaggio, vellissimo il libro.

È un opera d'arte di grande livello! resterà nella storia della famiglia Mioranza e non solo.

Grazie
ciao

Sandra Vedana
Ascom Servizi Belluno srl

Anônimo disse...

E viva noantri
che semo testa dura,
che semo laoradori,
che semo serii anca se sbagliemo,
che semo bravi anca se poareti,
che semo brasiliani anca se un tanto taliani.
che magnemo ua e bevemo vin,
ma magnemo de la nostra ua
e bevemo del nostro vin.

ciao e steme ben

Unknown disse...

Parabéns aos descendentes da família Mioranza pela iniciativa,e torço para que outras famílias oriundas, façam o mesmo.
Abraços
jca

Giovani Balvedi disse...

Por coincidência estava em casa no dia em que recebi o livro. Era um dia chuvoso aqui no RJ. Então aproveitei e "devorei" com muita emoção e prazer o lindo trabalho realizado. Estou muito feliz em ter conhecido mais dessa bela trajetória de nossas raízes e familiares, certamente um trabalho de primeira qualidade.

Além das ricas informações e curiosidades, confesso que a leitura serviu de inspiração e força para vencer os obstáculos, com os exemplos de coragem e garra pelo sonho e construção de uma vida melhor.

Mostrarei o livro para toda a família conhecer, com certeza vão adorar. Também informei a alguns que estão em Erechim e Porto Alegre.... pelo visto em breve faltarão exemplares, sugiro já ir preparando as próximas edições...

Obrigado Plínio pelo envio e mais uma vez, parabéns pelo lindo trabalho, só temos a lhe agradecer

Um forte abraço!