Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de julho de 2010












sábado, 17 de julho de 2010

No tempo do Vindima Futebol Clube


Link

A nossa fiel blogueira na sua infância na colônia nº 06...


Link

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Um família que faz parte da história de muitas famílias








 

domingo, 11 de julho de 2010

A 2ª NOITE DE FILÒ FOI AINDA MELHOR!!!

OS FABRIQUEIROS JOSIMAR  E REALDA SMIDERLE GELAN E VAINER E CLAUDETE CAVAGNOLI MALACARNE E TODOS OS MEMBROS DO CONSELHO COMUNITÁRIO ESTÃO DE PARABÉNS PELO SUCESSO DA 2ª NOITE DE FILÒ EM NOVA VENEZA. TAMBÉM AOS MESTRES DE CERIMÔNIA DA NOITE: FÁTIMA CALDART GALIOTTO E VALENTIN COLODA E TODOS OS QUE SE APRESENTARAM ANIMANDO A NOITE SINCEROS CUMPRIMENTOS!
Gissely Lovatto Vailatti - pesquisadora 125 anos de colonização, Claudete Gaio Conte - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e Saule Mioranza com a comissão organizadora da 2ª Noite de Filò em Nova Veneza: Josimar e Realda Smiderle Gelain e Vainer e Claudete Cavagnoli Malacarne.
 
  













Os protoganistas do próximo livro!!!! Abraços a todos!!!



Dorival, Sonia, Claudete, Marines, Realda, Neusa e Acelio, sem contar a outra Claudete, o Gil, o Jussi e o Vainer que estavam pelo salão... SEM PALAVRAS, AS ESTRELAS DA NOITE!!!!!!







sexta-feira, 2 de julho de 2010

2ª Noite de Filó ocorre dia 10 de julho no Travessão Alfredo Chaves

Objetivo é reviver hábitos e costumes dos imigrantes italianos

Os filós eram momentos de diversão. O objetivo era narrar as histórias do início da colonização, desde a partida da Itália até as notícias da época vivida, que só chegavam por cartas ou por algum viajante. Num período em que rádio e telefone não eram comuns e a televisão nem se quer existia, quem viajava, voltava cheio de novidades e as notícias eram então contadas de uma vez só para um grande público, sempre à noite. Hoje, em tempos de redes sociais virtuais, em que as notícias chegam simultaneamente ao momento que acontecem, alguns descendentes prezam por resgatar estas Noites de Filó. Para reviver e manter presente na memória da população os hábitos e os costumes daqueles que fizeram a história da região, no dia 10 de julho, a partir das 18h30min, no salão comunitário do Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha, ocorre a 2ª Noite de Filó. O evento contará com apresentações artísticas e culturais de talentos locais: gaiteiros, contadores de histórias, bandas, corais e o grupo de danças folclóricas Il Passeto.

A professora Fátima Caldart Galiotto e o radialista Valentin Coloda – que em Flores da Cunha já levam a fama de grandes humoristas – coordenam a animação. Comidas e bebidas típicas, do tempo da realização dos filós, serão preparadas por moradores da comunidade e comercializadas na noite.
Conforme a professora e pesquisadora Gissely Lovatto Vailatti essas iniciativas comunitárias formam um dos principais elos entre o passado e o presente. “São elas que ajudam a manter presente na memória das pessoas as experiências de outrora. São elas que cativam e motivam o reconhecimento da importância das coisas que fizeram a história da comunidade e da região onde está inserida”, reflete. Ela reforça que, com o passar do tempo, essas realizações de agora também formarão a história. “O Travessão Alfredo Chaves aos poucos tem mostrado que faz jus ao rico e importante passado que permeou os primórdios da colonização italiana. Nessas comemorações aos 135 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul, é mais do que oportuno oferecer, especialmente às crianças, algumas vivências de quatro ou cinco gerações atrás, que as motivem a buscarem suas origens”, conclui.
O evento é aberto ao público. O Filó integra a programação dos 135 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. O evento é uma promoção integrada entre Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha, Circolo Vicentini de Flores da Cunha e Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. A realização tem o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura de Flores da Cunha, Roteiro Turístico Caminhos da Colônia, da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, do jornal O Florense e da Escola Municipal Francisco Zilli. Mais informações pelo e-mail: trav.alfredochaves@gmail.com
Informações para a imprensa: fabriqueiros da capela: Josimar Gelain e Vainer Malacarne pelos telefones (54) 3297.5126 e (54) 3297.5203.


Att,

Shamila Carpeggiani

____________________

Jornalista - Mtb 14267

E-mail\MSN: shamila.carpeggiani@gmail.com